English | - | French | - | Portuguese |
Index
Traduzido para o português do Brasil por Clóvis Sena < csena2k2@yahoo.com.br> 19 de junho de 2003
1 - O QUE É ?
O MoviX2 ( leia-se movix ao quadrado ) é uma distribuição Linux de tamanho médio ( ~40MB )contendo todo o software necessário para dar boot a partir do CD e iniciar automagicamente o ambiente X-window e dentro dele a interface gráfica (GUI ) do Mplayer, simplesmente o melhor player multimídia disponível no Linux.
Seu nome é devido a presença de dois grandes X em seu ambiente: um é a ultima letra da palavra "Unix" e a outra é a primeira letra de X-window. :-)
você pode tocar, graças ao grande pacote MPlayer ( http://www.mplayerhq.hu ), a maioria dos arquivos de audio/ vídeo existentes, e se você estiver com sorte tambem rádios da internet e TV. :-)
Os formatos suportados são todos os formatos suportados pelo mplayer, mais notadamente DivX e QuickTime, mas em geral qualquer vídeo AVI, MPEG, WMV, ASF, FLI e alguns outros.
BTW, eu compilei o mplayer com suporte ao mp3 & ogg/vorbis de modo que você também pode usá-lo para tocar músicas.
Se você estiver interessado, você encontrará uma cópia dos arquivos de configuração para o mplayer ( junto com um patch contendo as poucas mudanças que eu fiz ) e o kernel do Linux no diretório principal deste pacote.
Se você quiser/precisar modificar os scripts do MoviX2, você poderá encontrá-los no diretório /srx/movix. As versões mais atualizadas estão disponíveis na arvore CVS do MoviX2 em:
http://cvs.sourceforge.net/cgi-bin/viewcvs.cgi/movix/MoviX2/
Se você fizer alguma mudança interessante, por favor me faça saber.
2 - COMO É FEITO ?
O MoviX2 é todo feito a partir de softwares já disponíveis na net. Aqui está uma lista dos principais pacotes que eu usei:
Tudo que eu fiz foi colocar estas peças de software juntas! :-)
Do CD do Slackware, que usa o Syslinux para dar boot, eu extrai o "ramdisk" que eu modifiquei um pouquinho eliminando um monte de arquivos desnecessários e adicionando todos os mudulos de audio possíveis para o kernel v2.4.20 e , claro, o pacote Mplayer.
Alguns poucos scripts em perl/bash são executados durante a inicialização para configurar o hardware e startar o X-window e finalmente o gmplayer, a GUI ( interface gráfica ) do mplayer.
3 - DOCUMENTAÇÃO
Cheque por documentação em http://movix.sf.net/ Documentação não são meu ponto forte e eu admito que a documentação dos MoviX estão frequentemente desatualizadas, portanto se você tiver algum tempinho livre e quiser escrever alguma coisa para o projeto você é muito bem vindo! :-)
4 - REQUERIMENTOS
==>> Software
A única coisa que você precisa para usar o MoviX@ é um pacote de software para produzir a imagem ISO bootável e um para queimar a imagem no CD. Tanto no Linux quanto no M$ Window$ você pode usar o mkisofs e cdrecord, que obtém de:
ftp://ftp.berlios.de/pub/cdrecord/
usuários do Window$ podem baixar uma versão win32 deste pacote:
ftp://ftp.berlios.de/pub/cdrecord/alpha/win32/
{
NOTA DO TRADUTOR:
ou ainda baixar o pacote MoviXWin32Script de:
http://sourceforge.net/projects/movix/
}
Uma cópia funcional do mkisofs.exe e cdrecord.exe para windows foi adicionada ao pacote MoviX_Win32_Script.zip feito pelo Christophe Paris e disponível a partir da página de download do MoviX.
Naturalmente, não importa com qual aplicação você grave a imagem no CD, porém você não pode fazer a imagem ISO da maneira usual porque você quer que ela seja bootável.
Pode interessar aos usuários do Windows baixar o instalador Win32 MoviX_Setup, feito por Clóvis Sena ( csena2k2@users.sf.net), e que permite fazer imagens ISO do MoviX muito facilmente para serem depois queimadas num CD usando cdrecord, Nero ou software similar.
==>> Hardware
CPU -
Apenas x86 compatível são suportados, e apenas >= i586
RAM -
MoviX-0.3.0rc1 precisa de ao menos 128MB de memória RAM.
==>> OBSERVAÇÃO: em ordem para manter o MoviX2 funcionando com ao menos 128MB alguns poucos recursos podem ser automaticamente disabilitados pelo script do movix, em especial:
MOUSE -
O suporte aos mouses ainda é beta, entretanto todos os mouses seriais, PS2 e USB são suportados.
CONTROLADORAS -
Todas as controladoras IDE e SCSI suportadas pelo kernel 2.4.20 são suportadas.
PLACAS DE VÌDEO:
Não é fácil dizer em quais placas de vídeo o MoviX2 irá funcionar. Baseado em testes e no feedback dos usuários, as placas das seguintes marcas/modelos devem funcionar sem problemas:
Matrox
ATI
NVidia
Intel
3Dfx
Sis
Porém é provável que a maioria das outras placas de vídeo irá funcionar normalmente, especialmente:
NeoMagic
Dxr3
A placa de vídeo CastleRock, encontrada nas placas-mãe VIA EPIA-M, está correntemente quebrada e será concertado provavelmente quando seus drivers opensource forem liberados numa versão estável do XFree86.
Se sua placa de vídeo funciona com o MoviX2, por favor me informe para que eu possa começar a escrever um banco de dados de placas que funcionam.
PLACAS DE SOM ( audio ) -
O MoviX2 usa os novos drivers ALSA! Uma lista completa de todas as placas suportadas e com informação detalhada sobre cada uma delas está disponível na home page da ALSA em http://www.alsa-project.org
No caso de sua placa ter problemas com o ALSA, você ainda pode tentar os velhos módulos OSS usando a opção "OSS=y" no boot. ( depois de um excelente patch por William Daniau )
*PROBLEMAS CONHECIDOS COM PLACAS DE SOM ISA*
Se você tem uma placa ISA, ela poderá deixar de ser automaticamente detectada.
Neste caso tente primeiro de tudo usar o parametro de boot "DETECT=all" para
deixar o sistema tentar todos os módulos de som disponíveis.
Se você for corajoso o suficiente :-), você pode iniciar com o parametro
"AUDIO=n" ( portanto o som não será carregado ) e tentar carregar na mão
o driver correto com "modprobe".
Se nada funcionar, me manda um email e cruze os dedos. :-)
Se você tiver mais de uma placa no seu micro, você pode escolher qual você quer usar com o opção de boot "AUDIO=n", onde n=1,2.. (0 é o valor padrão ). Infelizmente não é possivel saber quel número será assinalado para qual placa,logo você vai ter que fazer algumas experiências. :-)
PLACAS DE REDE -
Todas as placas suportadas pelo kernel 2.4.20 são suportadas.
CONTROLE REMOTO -
A partir da v0.3.0pre1 MoviX2 suporta Controles Remotos!!! Bem, para ser exato, o momento ele suporta apenas um modelo: o controle remoto fornecido junto com a placa Hauppauge WinTV ( sim, é a que eu tenho em casa :-) Ele funciona perfeito e eu espero que este seja apenas a primeira de uma longa série de modelos suportados, mas para fazer isto eu preciso de um pouco do suporte de vocês! Se você for um especialista em LIRC e estiver disposto a ajudar, por favor me mande uma nota.
USB -
A partir desta versão, todos os dispositivos USB relevantes suportados pelo kernel 2.4.20 serão automaticamente carregados na hora do boot.
IEEE1934
A partir desta versão, todos os dispositivos IEEE1934 relevantes suportados pelo kernel 2.4.20 serão automaticamente carregados na hora do boot.
5 - INSTALAÇÃO
==>> Pacotes ISO
Usualmente, alguns dias após uma nova versão ser liberada eu faço o upload de um arquivo .zip contendo uma imagem ISO bootável do MoviX pronta para ser gravada, de modo que se você for particularmente preguiçoso, você pode pegar este arquivo e esquecer todo o resto a menos que queira fazer alguma mudança nas opções padrão.
==>> Win32 Setup
Graças ao Clóvis Sena, todas as distribuições MoviX tem agora um arquivo de instalação no estilo Win32, então se você for um usuário WinXX pode usar estes arquivos para criar um ISO customizado e pular o resto desta seção.
==>> Setup customizado para os sistemas Windows e Linux
Se você não estiver familiarizado com os procedimentos para criar um CD bootável, abaixo você tem instruções passo-a-passo para Linux e Windows.
Para "instalar" os pacotes, tudo que você tem que fazer é copiar os arquivos para o diretório src/mplayer/codecs. *Não* descompacte estes arquivos, apenas copie o arquivo inteiro que você deseja usar.
Aqui está a lista:
http://www1.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/win32codecs.tar.bz2
http://www1.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/qt6dlls.tar.bz2
http://www1.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/rp9codecs.tar.bz2
http://www1.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/xanimdlls.tar.bz2
DISCLAIMER: a biblioteca libdvdcss faz uso do algorítimo DeCSS, que é declarado ilegal em alguns países ( por exemplo: USA e Alemanha ), portanto, antes de adicionar esta biblioteca, eu recomendo que você tenha certeza de que é permitido usá-la em seu país. Eu não sou de nenhum modo responsável pelo que você colocar em sua versão do MoviX.
Devido ao estado extremamente incerto das questões legais sobre o DeCSS, eu não posso nem mesmo fornecer um link para aqueles que legitimanete podem fazer uso dele, mas não obstante tudo que você tem a fazer é ir até seu mecanismo de busca favorito,procurar pelo pacote chamado libdvdcss-1.2.6-1.i386.rpm e copiá-lo para o diretório src/movix.
BTW, se você for um usuário do Linux e ja tiver uma cópia do libdvdcss.so em seu PC, você também pode apenas copiar aquele arquivo para o diretório src/movix e o script rc.movix irá automagicamente carregá-lo.
Sem a libdvdcss.so você ainda será capaz de tocar uns poucos DVDs não codificados ( ex: "zona livre" ), como por exemplo alguns DVDs de música como "Live at the El Mocambo" de Stevie Ray Vaughan, mas não será capaz de tocar a maioria deles.
Você não precisa descompactá-las, apenas coloque os pacotes .tar.bz2 no diretório acima.Se você quiser mudar a skin default do MoviX2, edite o arquivo src/movix/gui.conf e mude a linha
gui_skin="movix"
substituindo a palavra "movix" pela sua skin favorita.
Se você quiser mudar o conjunto de fontes padrão das legandas, substitua a linha fontes "polish" em /src/movix/rc.movix com outro conjunto se fontes do diretório src/mplayer/mplayer-fonts/.
"sh mkmovixiso.sh"
ou
"mkmvxiso.bat"
dependendo do grau "Microsoft" de seu sistema. :-)
O script gera a imagem em /tmp/movix.iso ou c:\temp\movix.iso respectivamente.
IMPORTANTE: se você não tiver o diretório c:\temp você deve criá-lo, senão o script .bat irá falhar.Edite os scripts se você quiser mudar isto.
cdrecord dev=0,0 -v -eject /tmp/movix.iso
Se tudo correu bem, o CD que você produziu deve ser um CD bootável e que irá automaticamente dar o boot e iniciar gmplayer.
6 - COMO USAR
==>> Boot
Inicializa seu PC pelo MoviX2 CD.
Você tem diversas opções para o boot:
OPÇÕES DE BOOT
MoviX2 - Este é a opção padrão e deve ser capaz de automaticamente
selecionar as melhores opções do mplayer para sua placa de vídeo.
vesa - Este driver deveria funcionar com a maioria das placas de
vídeo existentes, mas sem aceleração.Use este se você tem uma placa de vídeo ATI e quer usar a saída de TV. vesaFB - Este driver deveria funcionar com a maioria das placas de vídeo existentes, mas sem aceleração. FB - Este usa o driver linux FrameBuffer específico para sua placa ( se algum ). aa - use esta opção se você quiser ver os filmes como caracters ASCII ( antes, leia a seção sobre Arte ASCII abaixo ). epia - suporte extremamente alfa para placas-mãe EPIA. Não espere que alguma coisa funcione ok com esta opção. TV - use esta opção se você quiser usar a saída de TV ( TV-out ). Isto é uma opção muito experimental e é provavel que não vá funcionar, mas em um futuro próximo ele deveria ser capaz de ativar a saída de TV, ao menos para as placas Matrox, Ati, NVidia, e S3 Savage.
Para dar o boot com uma opção diferente da padrão, apenas escreva a opção no prompt do boot e pressione ENTER.
Se o X-window não iniciar com a opção padrão, tente usando uma das outras, e se todas elas falharem me mande um email e eu verei o que posso fazer a respeito.
Também tem alguns poucos parametros de boot que você pode usar:
Boot Args Valores Efeito
DRIVER <drv> Força o uso de um determinado driver vo do mplayer.
( use apenas se você tiver lido bastante a documentação do mplayer ) OSS y Use os modulos de audio OSS no lugar dos novos módulos ALSA ( use isto se sua placa de som não for detectada). AUDIO 1,2,.. Se você tem mais de uma placa e não obter som nenhum dos seus auto-falantes, então provavelmete MoviX escolheu a placa errada. Tente usar "AUDIO=1" para fazê-lo usar a segunda placa e assim por diante. Se não obter qualquer som, tente iniciar com o parâmetro de boot "AUDIO=n" e tente carregar seu módulo na mão e/ou contacte os foruns do MoviX. MOUNT n Não permite ao script movix2 montar todas as suas partições no HD. ( por padrão todas as partições são montadas em /discs/ ) MONITOR std Tente este se X se recusar a funcionar; ele define valores padrões para frequência horizontal & vertical para seu monitor. É o único modo de fazer o X iniciar em uma resolução razoável se o seu monitor não suporta o protocolo DDC ( exemplo: não passa nenhuma informação ao X-window sobre as suas frequências) SEJA CAUTELOSO: sempre há uma remota possibilidade de que isto possa danificar seu monitor. Isto é realmente muito incumon, mas por favor tenha isto em mente quando for tentar isto! DHCP y Conectar ao servidor DHCP da rede. NET y Conecta a uma rede: depois do boot, será pedido a você seu endereço IP, seu GW, seu endereços de DNS, de modo que você será capaz de ouvir transmissões de rádio pela rede, usando a opção "Open URL..." do menu. MOUSE <serial, ps2, usb> O mouse é autodetectado. Use isto se seu mouse não funcionar, forçando movix2 a usar a interface correta.O mouse serial deve estar em ttyS0(COM1). ACCEL n Use isto se você não quiser que o movix2 use aceleração por software quando usando o driver vesa. HF freq Coloca "na mão" a faixa de frequência horizontal de seu monitor. Tente isto se o X não iniciar em seu PC. AVISO: não "invente" esta faixa, você pode fritar seu monitor! Pegue estes valores do manual do seu monitor. VF freq Coloca "na mão" a faixa de frequência vertical de seu monitor. Tente isto se o X não iniciar em seu PC. AVISO: não "invente" esta faixa, você pode fritar seu monitor! Pegue estes valores do manual do seu monitor. CD 16,24,32 Coloca "na mão" a profundidade de cores padão de seu monitor. A opção "vesa" é também ajustada para 16bpp e não pode ser mudada.Possíveis valores são 16,24 ou 32 (a unidade de medida é bpp). Por padrão é ajustado para 24bpp, exceto para NVidia e S3 Savage, nestes casos é ajustado para 16bpp. AVISO: você não pode mudar a profundidade de cores quando iniciando com a opção VESA. USB n Não ative o suporte USB. IEEE1394 n Não ative o suporte IEEE1394. KB fr Usa o layout de teclado francês (azerty). REGION <região> Um dos: NTSC, NTSC-J, PAL, PAL-B, PAL-M, PAL-NC PAL-60, PAL-M60 ou SECAM.
Exemplo: usa a opção padrão, usa um mouse serial e ajuste as frequências do seu monitor:
boot: MoviX2 MOUSE=serial HF=31.5-57 VF=50-90
Após o boot você pode retirar o CD do MoviX2 com segurança e usar o menu do gmplayer para carregar qualquer CD/DVD/VCD que queira.
Também existem duas opções extras que podem ser úteis quando você esquecer o CD do MoviX no seu drive:
hd - esqueça o CD e boote pelo HD. floppy - esqueça o CD e boot pelo floppy.
Muito obrigado ao Christophe Paris por esta excelente sugestão, eu a uso muitas vezes ao dia!
AVISO: eu modifiquei ligeiramente o código da interface gráfica do Mplayer para torná-lo mais fácil de usar ( ao menos esta foi minha intenção ). Portanto, antes de reportar um bug para a lista de discução do mplayer, entre em contato comigo porque eles não irão querer ajudar você por bugs que não sejam de sua responsabilidade.
Minhas mudançãs são totalmente triviais e estão contidas em um patch separado disponível no diretório "src".
IMPORTANTE: quando você usar a opção "Play File" do menu, minha versão alterada do mplayer irá automaticamente tentar montar seu CD-ROM. Se você tiver mais de um CD-ROM, será usado pelo mplayer aquele de nível mais alto ( aquele do canal IDE mais alto, e o master se você tiver dois no mesmo canal ).
Se você tambem tiver um dispositivo DVD-ROM, MoviX2 deveria ser capaz de detectá-lo e usá-lo. Se isto falhar, me mande um email junto com o tipo e modelo do seu DVD player.
Devido aos problemas legais com o DeCSS, nenhuma distribuição MoviX poderá ler DVDs protegidos a menos que *você* adicione por sua própria conta a biblioteca libdvdcss.so à distribuição. Leia acima o que fazer caso em seu país seja legal usar o algorítimo DeCSS.
==>> Mplayer GUI
Por favor observe que você pode usar o GUI do MPlayer para ajustar um monte de parametros. Em particular, você pode usá-lo para mudar conjunto de caracteres das legendas ou para escolher seu dispositivo DVD favorito se tiver masi de um ou se MoviX2 falhar em detectar o seu. Todos os dispositivos CD-ROM possíveis em seu PC são chamados /dev/cdroms/cdromX, onde X=0,1,2,3...
==>> Consoles
Há três consoles ativas, e você pode ir para qualquer delas usando a combinação de teclas CTRL+ALT+F<n> , onde "n" pode ser 1, 2, 3 ou 4. [a console 1 é aquela onde o X é executado, mas para acessar o X você tem que ir na console 4 ]
CONSOLE 4 ( padrão ): é aquela com o X e gmplayer. Quando/ Se o MPlayer travar, ele será reiniciado automaticamente, de modo que você não tem mais que rodar o comando "startx". Se você precisar de um shell vá para o console 3.
CONSOLE 2: aqui você encontra o alsamixer, caso as teclas de volume do mplayer não aumentem o volume o bastante ou se você quiser ajustar o baixo/ agudo (bass/treble) ou outras coisas.
CONSOLE 3: aqui você encontra um shell ( prompt de comando ) para o caso de querer executar alguma coisa ( feito nvtv ou mesmo o mplayer ).
==>> Audio
Se você achar que o volume está muito baixo mesmo quando o volume do mplayer está no máximo, apena mude de console com CTRL+ALT+F2 , ajuste todos os volumes com o alsamixer e retorne para console original com CTRL+ALT+F4.
7 - SAÍDA DE VÍDEO PARA TV ( TV-out )
A saída de Tv ( TV-out ) é altamente alpha neste estágio, não espere que ele funcione! No entando, ele pode funcionar normalmente com algumas placas Ati, especialmente Radeon e Rage128. Se você quiser experimentar, inicie MoviX2 com a opção TV ou vesa e reze. :-)
BTW, ele funciona quase ok com minha Radeon porém parece que ele depende bastante da sua placa. Espero que alguem cuide de desenvolver esta característica. Se você usa esta feature por favor me mande algumas dicas pra eu saber como funciona.
Se você conseguir usar a saída de TV ( TV-out ) com outras placas, por favor nos avise!!!
Proprietários de NVidia podem tentar usar o utilitário "nvtv" para inicializar sua saída para TV ( tv-out). Ele é automaticamente executado quando a opção de boot "TV" for escolhida, mas eu ainda não sei as melhores parâmetros ( se algum).
Aqui estão alguns comandos de linha de comando:
nvtv -r 640,480 -s small -t nvtv -r 640,480 -s normal -t nvtv -r 640,480 -s huge -t nvtv -r 800,600 -s small -t nvtv -r 800,600 -s normal -t nvtv -r 800,600 -s large -t nvtv -r 800,600 -s huge -t
outras opções: -S PAL ( padrão ) / -S NTSC
Muito obrigado ao Nico Berndt por sua ajuda com o nvtv!
Eventualmente haverá um menu para ajudar os usuários a escolher as melhores congigurações para sua tv, mas até lá por favor vão para console 3 a executem nvtv de lá.
8 - ARTE ASCII
O Mplayer permite que você também assista um filme codificado em caracteres ASCII, graças ao excelente projeto AA-lib (http://aa-project.sourceforge.net/aalib/ ).
Infelizmente, assistir filmes usando os drivers "aa" sobre o X-window com o mplayer é trabalhoso porque por alguma razão ( mplayer bug? erro meu? ) a tela do mplayer não sai da frente quando a execução ( playback ) ASCII começa e deste modo você não pode ver o centro da tela.
Portanto, ANTES DE INICIAR um filme com o driver "aa" você deve lembrar de mover a tela do mplayer para um cantinho da tela, por exemplo do lado direito, de modo que somente um pedacinho dela ainda apareça em seu monitor. Neste ponto, você pode seguramente iniciar qualquer filme que queira assistir e poderá ver em tela cheia e especialmente sem buracos no meio. :-)
Como sempre, cheque as bibliotecas do mplayer sobre documentação em Arte Ascii. Aqui está uma lista de teclas importantes para o playback, diretamente da documentação do mplayer:
1 - diminui o contraste 2 - aumenta o contraste 3 - diminui o brilho 4 - aumenta o brilho 5 - ativa a rapida renderização on/off 6 - ativa o modo dithering ( nenhum, distribuição de erro, Floyd Steinberg ) 7 - inverte a imagem a - muda entre aa e MPlayer control.
9 - FORMATOS DE AUDIO E VÍDEO SUPORTADOS
Eu não sou nenhum especialista nisto, logo não posso ser muito preciso sobre o assunto. Tudo que eu sei é que você deve ser capaz de tocar a maioria dos arquivos Divx existentes e em geral a maioria dos AVI, MPEG, QuickTime, ASF e WMV devem funcionar. Sobre arquivos de audio, todos os arquivos MP3 e OGG/Vorbis devem funcionar normal.
Se você tem exemplos de arquivos que não funcionam com o MoviX2, por favor me façam saber.
10 - Reportando Bugs
Eu adicionei ao MoviX2 um script chamado bugReport.sh que coloca num disquete DOS toda a informação que eu preciso do seu PC para tentar resolver seu problema.
Para usar o script, apenas coloque um disquete DOS na unidade e digite "bugReport.sh". Depois que ele acabar, resete o PC e me mande o arquivo "bugreport.txt" que você irá encontrar no disquete.
11 - AGRADECIMENTOS
Eu quero agradecer aos grandes caras de www.scriptmanent.it por terem feito o logotipo para o projeto MoviX.
Eu também quero agradecer meu amigo AndreaAssorgia por todos seus encorajamentos e bons conselhos sobre como fazer o MoviX e por atualmente ter sugerido o nome do projeto. Agradecimentos especiais vão para meu irmão Vincenzo que me comprou um gravador de CDs muito rápido, o que acelerou bastante o desenvolvimento deste pacote! :-)