translated by Clovis Sena <csena2k2@users.sf.net>
![]()
O eMoviX é uma mini distribuição linux em CD que contém todo o software para dar boot pelo CD e tocar automaticamente cada arquivo de vídeo localizado no raiz do CD. Os formatos suportados são todos os formatos suportados pelo Mplayer, mais notavelmente o Divx, mas em geral a maioria AVI, MPEG, QuickTime, WMV, ASF, FLI, e alguns outros. Se você colocar um arquivo de legenda na mesma posição e com o mesmo nome ( exemplo: filme.avi, filme.sub ) então as legendas serão automaticamente carregadas e exibidas.
Em outras palavras, se você colocar seu(s) arquivo(s) de vídeo e o eMoviX no mesmo CD, então você terá dentro do CD não apenas o filme, mas também todo o software necessário para dar boot no PC e tocar o filme, de modo que você será capaz de tocar o filme em cada PC mesmo quando nenhum SO ( Sistema Operacional ) ( ou o errado :-) estiver instalado ( ao menos se o hardware for suportado pelo Linux ).
Naturalmente, você ainda será capaz de ler o CD e tocar o filme de qualquer SO, então a única coisa que você perderá serão os cerca de 8Mb que o eMoviX ocupa no CD.
O eMoviX é todo feito a partir de softwares já disponíveis na net:
Tudo que eu fiz foi colocar estas peças de software juntas! :-)
Do CD do Slackware, que usa o Syslinux para dar boot, eu extraí o "ramdisk" que eu modifiquei um pouquinho eliminando um monte de arquivos desnecessários e adicionando todos os módulos de audio possíveis para o kernel v2.4.20 e , claro, o pacote Mplayer. Um script em Perl ( /usr/local/bin/movix.pl ) é executado imediatamente após o boot para checar todos os possíveis módulos de audio e depois que a execução ( playback ) dos vídeos for iniciada.
Até agora, eu não tenho tido muito tempo para escrever qualquer documento sobre tudo isto, então este arquivo contém quase toda a documentação disponível. Esperançosamente encontrarei tempo no futuro. Um pouco de informação/ docs estão disponíveis no prompt do boot em cada CD produzido com o eMoviX.
REQUERIMENTOS ( hardware/software necessários )
==>> software:
A única coisa que você precisa para usar o eMovix é um pacote de software para produzir a imagem ISO bootável e um para queimar a imagem no CD. Tanto no Linux quanto no M$ Window$ você pode usar o mkisofs e cdrecord, que pode obter de:
ftp://ftp.berlios.de/pub/cdrecord/
usuários de Window$ podém baixar a versão Win32 deste software de:
ftp://ftp.berlios.de/pub/cdrecord/alpha/win32/
cópias funcionais do mkisofs.exe e cdrecord.exe estão inclusas no arquivo Movix_Win32_Script.zip preparado por Christophe Paris. Eu vou em breve fazer o upload dele para a página usual de downloads do eMoviX:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=61561
O arquivo também contém scripts .bat bastante úteis, escritos pelo Christophe que devem tornar um pouco mais fácil o uso do mkisofs e cdrecord pelos usuários do windows. Muito obrigado ao Christophe por tornar estes arquivos disponíveis.
==>> hardware:
Apenas x86 compatível, e apenas >= i586
==>> memória:
Eu tenho o sentimento ( impressão ) de que o eMoviX-0.8.0 usa mais memória que todas as versãoes anteriores, mas 32Mb deverá ser suficiente ( e deveria ser fácil ter certeza de que é com um pouco de esforço, eu só não tenho tempo para fazer isto agora ) porém, com certeza de 40Mb em diante qualquer quantidade de memória RAM está bom.
==>> mouse:
Você não precisa de mouse para usar o eMoviX.
==>> controladoras:
Todas as controladoras IDE e SCSI suportadas pelo kernel 2.4.20 são suportadas. Por favor, escreva-me um email se sua controladora parece não funcionar com o eMoviX.
==>> placas de vídeo:
Não é fácil dizer em quais placas de vídeo o eMoviX irá funcionar. As placas que geralmente se sabe que funcionam são:
Matrox
ATI
NVidia
Intel
3Dfx
Sis
S3
Trident
Porém é provável que a maioria das placas de vídeo irá funcionar normalmente. Eu planejo publicar em breve no web site do Movix uma base de dados mais detalhada sobre placas de vídeo, então se sua placa de vídeo não está na lista e funciona com o eMoviX, por favor me informem e eu a adicionarei à lista de placas que funcionam. O mesmo se por acaso nao funcionarem.
BTW, se você usar a opção "aa" então eMoviX irá funcionar não importa qual placa voce tenha. Ok, é apenas visualização ASCII mas, com os diabos, funciona! :-)
==>> placas de vídeo com saída para TV ( tv-out )
eMoviX tem suporte para o uso do recurso de saída de vídeo (TV-out ) de ao menos algumas placas de vídeo Matrox, ATI, S3 Savage e NVidia. na maioria dos casos, você deve usar a opção de boot TV ( digite "TV" quando o logo do eMoviX aparecer e pressione ENTER ).
Placas de vídeo ATI ativam sua saída de vídeo automaticamente se a saída estiver conectada na TV na hora da inicialização do computador.
Placas Matrox G400: boot eMoviX com a opção de boot TV.
placas Matrox G450 e G550: boot eMoviX com a opção de boot TV. O vídeo irá aparecer na TV, ele precisa estar conectado na saída secundária da placa de vídeo.
Placas NVidia: boot eMoviX com a opção de boot TV.
Placas S3 Savage: boot eMoviX com a opção de boot TV. A tela do computador estará escura ( escura, sem sinal ), toda saída vai para TV. Depois que o filme acabar você pode voltar à tela do computador entrando "s3switch lcd" ou s3switch crt".
==>> placas de som ( audio ):
A partir desta release ( versão ) eMoviX usa os novos drivers ALSA! Eles são os futuros drivers padrão no Linux e suportam mais placas ( e muito mais recursos ) que os velhos drivers OSS, então se sua placa não estava funcionando você pode tentar esta nova versão.
Uma lista completa de todas as placas suportadas com informação detalhada sobre cada uma delas está disponível na home page da ALSA em http://www.alsa-project.org
==>> placas de rede:
Rede não é suportado pelo eMoviX.
==>> controle remoto:
A partir da v0.8.0 eMoviX suporta Controles Remotos!!! Bem, para ser exato, no momento ele suporta apenas um modelo: o controle remoto fornecido junto com a placa Hauppauge WinTV ( sim, é a que eu tenho em casa :-) Ele funciona perfeito e eu espero que este seja apenas a primeira de uma longa série de modelos suportados, mas para fazer isto eu preciso de um pouco do suporte de vocês! Se você for um especialista em LIRC e estiver disposto a ajudar, por favor me mande uma nota.
FORMATOS DE AUDIO E VÍDEO SUPORTADOS
Eu não sou nenhum especialista nisto, logo não posso ser muito preciso sobre o assunto. Tudo que eu sei é que você deve ser capaz de tocar a maioria dos arquivos Divx existentes e em geral a maioria dos AVI, MPEG, QuickTime, ASF e WMV devem funcionar. Sobre arquivos de audio, todos os arquivos MP3 e OGG/Vorbis devem funcionar normalmente.
Se você tem exemplos de arquivos que não funcionam com o eMoviX, por favor me façam saber.
A partir da (pre) versão 0.6pre2 a instalação do pacote acontece via o mecanismo do autoconf, então instalar o eMoviX é tão fácil quanto descompactar o tarball ( o .tgz ), entrar no diretório criado e digitar os comandos padrão:
./configure
make
make install
Por padrão os binários "mkmovixiso", "movix-conf" e "movix-version" serão instalados em /usr/local/bin e todos os arquivos de dados do eMOviX serão copiados em /usr/local/share/emovix
Se tudo isto não faz o menor sentido para você ou se você prefere fazer a imagem ISO na mão, pode esquecer o que acabou de ler e leia o que vem abaixo.
K3B e eMoviX
Graças aos muitos pedidos dos usuários, a versão cvs atual do K3B suporta o eMoviX!!!
Isto significa que se você instalar o K3B da arvore cvs atual você será capaz de produzir CDs do eMoviX a partir de uma excelente interface gráfica.
Neste caso, apenas ignore as próximas três seções. :-)
FAZENDO UMA IMAGEM ISO BOOTÁVEL COM SEUS ARQUIVOS DE AUDIO/ VíDEO
==>> NOTA PARA OS USUÁRIOS WINDOWS:
Até que uma GUI windows para o eMoviX seja feita ( se algum dia ) a solução mais fácil para você seria instalar o pacote CygWin ( http://www.cygwin.com ), um pacote muito legal que instala em seu micro Windows a maioria das ferramentas comuns no mundo Unix, e especialmente aquelas que você precisa para usar o script "mkmovixiso" o qual torna fácil produzir ISO imagens do eMoviX.
OBS: você também pode encontrar algumas boas ferramentas para Windows que trabalham com imagens ISO, feito:
Para facilitar a criação da imagem ISO bootável, é fornecido um script Perl "mkmovixiso" junto com o pacote. A única coisa que você tem que digitar para produzir uma imagem ISO contendo os arquivos "arquivo1" e "arquivo2" e todos os arquivos no subdiretório "meu_dir" é algo como:
# mkmovixiso -t "Meu título" -o /tmp/movix.iso arquivo1 arquivo2 meu_dir
Tenha em mente que você pode querer adicionar também algumas listas de execução ( playlists ) no CD, no caso de você ter mais de um arquivo e quiser que sejam tocados em alguma ordem particular. Para mais informações, leia cuidadozamente a sessão " listas de execução" abaixo.
Para saber mais sobre as opções do mkmovixiso, tente "mkmovixiso -h".
Se você sempre usa o arquivo de saída ou a mesma linguagem ou gostaria de adicionar sempre as mesmas opções extras, você pode evitar de escrevê-las explicitamente a cada vez que rodar mkmovixiso, criando um arquivo .mkmovixisorc noseu diretório home. Eis um exemplo:
# << === .mkmovixisorc de exemplo
# meu arquivo .mkmovixisorc
# as linhas começando com # são comentários
# localização padrão do arquivo de saída output-file=/tmp/movix.iso
#opção de boot default
boot-label=Movix
#conjunto de fontes default ( padrão )
subtitleFonts=polish
#opções extras para mkiosfs
extra-mkisofs-optios= -J
### Opções para passar ao Mplayer
# opções extras para o mplayer
extra-mplayer-options= -double -aspect 4:3 -flip
# opção que você que ter certeza que não serão usadas #unwanted-mplayer-options= -fs -zoom
# repete a execução 5 vezes
#loop= 5 ( 0 = repete para sempre )
# não force o uso de DMA
# dma=n ( use apenas se seu sistema trava durante o boot)
# toca todos os arquivos em ordem aleatória random=y
#restarta após terminar a execução
reboot=y
# desliga o PC após terminar a execução #shut = y
# ejetar o CD após terminar a execução
eject=y
#deleta o diretório temporário
auto-delete=y
# ==>> fim do arquivo de exemplo .mkmovixisorc
Nenhuma outra opção está disponível agora para o .movixrc.
Se você prefere a boa e velha maneira de fazer as coisas, faça assim:
Por favor me informem se encontrar alguma falha neste algorítimo. :-)
Usuários windows que detestam o mkisofs ainda poderão produzir um CD eMOviX bootável com o seguinte método, apresentado a mim pelo incentivo Hakan Atac:
IMPORTANTE: se você quiser usar legendas, também deve criár na raiz do CD um diretório "mplayer/font" ( nota: font é um subdiretório de mplayer ) e colocar seu conjunto de fontes favoritos dentro dele. Por exemplo, para fontes turcas você deve colocar dentro do diretório "mplayer/font" todos os arquivos que encontrar no diretório "mplayer-fonts/turkish/" do pacote eMoviX;
Muito grato ao Hakan Atac por fornecer este agradável modo de fazer CDs bootáveis com o Nero!
Para aprender como adicionar sessões para um CD eMovix você pode ler as sessões 5-7 do documento em:
http://advancemame.sourceforge.net/doc-advcd.html
AVISO:
Fazer um CD eMOviX multi-sessão com o Nero é arriscado porque o Nero não se preocupa com o formato RockRidge CD, portanto por favor leia os documentos acima.
NOTA:
Um usuário sugeriu usar o WinISO para adicionar arquivos a um arquivo ISO bootável no WinXX. Eu não tive tempo de testar isto, então se você tentar por favor não deixe de me avisar se funciona!
Uma vez que você tem sua imagem ISO você pode gravá-la para um CD com algo como:
# cdrecord dev=0,0 -v -eject /tmp/movix.iso
ou apenas use o Nero ou qualquer outro pacote capaz de gravar imagens ISO para o CD.
Deixe o CD recem criado no drive de CD-ROM e re-inicie o micro: se tudo correu bem seu PC irá carregar a partir do CD e após alguns segundos a cópia do mplayer contida no eMoviX irá começar a tocar todos os seus arquivos.
Há um sem número de placas de vídeo aí fora e um sem número de drivers de vídeo para o mplayer e não necessariamente todas as combinações trabalham bem juntas.
O script movix.pl automaticamente tenta determinar as melhores opções para você, para que em geral você não precise entrar nada no prompt do boot.
Porém, caso você não esteja satisfeito com a qualidade do playback de vídeo, há algumas opções extras do boot que você pode experimentar para forçar o emovix a usar um dirver em particular:
Comentários sobre as opções:
Movix ( padrão ) - A opção padrão, deixa o script movix escolher
automagicamente os melhores drivers do mplayer para
sua placa.
sdl - Muito boa renderização das legendas, mas não a melhor
qualidade de vídeo.
vesa - O driver "vesa" deve funcionar para a maioria das placas.
vesaFB - usa o driver genérico vesa FrameBuffer
FB - usa o driver FB específico para sua placa ( se algum )
aa - veja seus vídeos em formato ASCII :-)
aa1024 - veja seus vídeos em formato ASCII na resolução 1024x768
aa1280 - veja seus vídeos em formato ASCII na resolução 1280x1024
( estas duas últimas, exigem uma CPU >= 1GHz )
TV - inicializa as aplicações (se alguma ) necessárias para ativar
a saída de TV da sua placa ( tv-out ).
Também existem duas opções extras que podem ser úteis quando você esquecer um CD eMoviX na unidade.
hd - esqueça o CD e boot pelo HD
floppy - esqueça o CD e boot pelo floppy
Muito obrigado ao Christophe Paris por esta excelente sugestão, eu a uso muitas vezes ao dia!
Você também pode fornecer algumas poucas opções na hora do boot que serão automagicamente passadas ao script movix.pl para modificar seu comportamento.
Boot Args Valores Efeito
SLOW y,n Por padrão o movix desacelera seu drive de
CD-ROM para reduzir seu ruído, mas algumas
vezes isto estraga tudo. Se seu drive de CD
parece se comportar de forma estranha, você
pode tentar usar esta opção.
ACCEL sw,no Força re-escalar por software ou não. Se o playback
aperenta estar muito lento, você pode tentar
"ACCEL=no" para torná-lo mais suave. ( porém,
seu filme não poderá ser re-escalado para fulscreen ).
VO_DRIVER <driver> Força o uso de um driver de vídeo ( leia os documentos
do mplayer primeiro ).
MP_OPTIONS <opções> Adiciona opções para o mplayer ( mesmo que acima!)
LIST <lista> Usa "lista" como lista de execução ( playlist ) padrão.
DMA y,n Use "DMA=n" se seu sistema travar durante o boot
tentando acessar o CD-ROM.
SHUT y,n Desliga o micro após tocar todos os arquivos no CD.
É especialmente útil se você pegar no sono antes do
fim da execução :-)
REBOOT y,n Reseta o micro ao termino da execução.
LOOP <N> Repete a execução N vezes. Colocando "LOOP=0"
faz mplayer tocar seus arquivos para sempre.
RANDOM y,n Toca todos os arquivos no CD de forma aleatória.
REGION <region> Um dos padrões NTSC, NTSC-J, PAL, PAL-B,
PAL-M, PAL-NC, PAL-60, PAL-M60 or SECAM.
Para sua saída de TV (TV-Out ) funcionar
propriamente sua placa de vídeo precisa
saber qual modo sua TV usa.
(placas ATI não precisam disto).
AUDIO <N> Seleção de placa de som ( se você tem mais de uma)
0 para a "primeira" placa,1 para a "segunda", etc.
A ordem em as placas de som são detectadas pelo
eMoviX é de algum modo arbitrário, então você pode
precisar tentar entre 0 e 1.
Exemplo: se você gosta das opções de boot padrão mas quer tocar a lista "sonolento.asx" e quer que seu PC desligue quando a execução acabar ( provavelmente porque você já apagou antes disto ) e não quer desacelerar o CD-ROM porque voce gosta daquele barulhinho de fundo, então você deveria usar as seguintes opções de boot:
boot: MoviX LIST=sonolento.asx SLOW=n SHUT=y
Para tocar arquivos QuickTime o Mplayer precisa de algumas DLLs especiais. Seu tamanho total é cerca de 4Mb e portanto eu decidi não incluí-los no pacote eMoviX. Para ser capaz de visualizar arquivos QT com o eMoviX você tem que fazer as seguintes operações depois de instalar o eMoviX no seu PC:
Começando a partir desta versão, a nova função ( feature) "menu" do mplayer suportada e você pode facilmente usá-lo para navegar por sua seleção de vídeos e;ou para mudar a lista de execução. Apenas espere o mplayer começar e pressione a tecla "m" para ativar o menu.
A lista de outras teclas ativas paa o mplayer está disponível no site do mplayer.
A lista das teclas mais importantes também está disponível em cada CD eMoviX quando o logotipo ( slash ) aparece.
COMO TOCAR OUTROS ARQUIVOS DEPOIS QUE A EXECUÇÃO ACABAR
Depois que o eMoviX acabar de tocar o conteúdo do CD você pode tocar qualquer outro CD eMoviX apenas substituindo-o pelo novo CD e executando o comando "movix" no prompt.
Note que infelizmente este comando não tocará CDs que não sejam eMoviX.
TOCANDO DVDs, VCDs e CDs NÃO EMOVIX
Se você quer fazer isto então está procurando pelo MOVIX e não pelo eMoviX!
Todavia, graças a Balazs Barani o eMoviX agora apresenta um limitado suporte
para tocar midias DVD/ VCD/ Audio CD : depois de assistir seu eMoviX CD você
pode colocar qualquer DVD/VCD/Audio CD em um dos seus drivers de CD/DVD e usar
um dos:
- dvd N ( onde N é usualmente 1 ou 2 )
- vcd N ( onde N é usualmente 1 ou 2 )
- acd
para tocá-lo.
Para obter uma interface muito mais poderosa para o Mplayer, volte ao web site do MoviX e baixe a ultima versão do MoviX ou MoviX2.
O QUE FAZER SE O AUDIO ESTÁ MUITO LENTO OU AUSENTE
Esta é a primeira versão do eMoviX suportando os novos drivers de som ALSA, então eu ainda não sei se haverá problemas de audio como nas versões anteriores ou não.
De qualquer modo, se o audio estiver muito baixo ou ausente mesmo depois de maximizá-lo pelo mplayer, você pode tentar o seguinte: pare o filme, mude de console com CTRL+ALT+F2, mude;ajuste o volume com alsamixer, volte à console original com CTRL+ALT+F1 e inicie novamente a execução com o comando "movix".
OBSERVAÇÃO: como você percebeu o nmixer foi substituido pelo alsamixer nesta versão. A única razão para isto foi o fato que alsamixer parece suportar mais canais que nmixer, então se tiver alguma razão para preferir nmixer me avise.
Desde a versão 0.6 eMoviX suporta listas de execução! Os formatos suportados são: .asx, .m3u, .pls, .txt, .list.
EXEMPLO: se você tem um arquivo "meuvideo.avi" e outro "meuaudio.mp3" você pode escrever a seguinte lista:
que terá o seguinte formato:
<asx version = "3.0">
<title>Minha Lista</title>
<entry>
<ref href="/cdrom/meuvideo.avi"/></entry>
<entry>
<ref href="/cdrom/meuaudio.mp3"/></entry>
</asx>
que terá o seguinte formato:
/cdrom/meuvideo.avi
/cdrom/meuaudio.mp3
Não sei muito sobre os formatos pls ou m3u mas eu sei que eles funcionam, ao menos em alguns casos :-)
Por padrão eMoviX procura por "movix.asx" ou "movix.list" ou similar no raiz do CD. Se nenhum deles for encontrado, então os arquivos serão tocados em ordem alfabética.
Se você gosta de ter mais do que uma lista de execução você pode usar outros nomes e ativar as outras listas usando o parametro LIST na hora do boot pelo CD. Exemplo: se você tiver duas listas de execução chamadas "movix.list" e " alt.list" e quer usar a segunda, então boot pelo CD do seguinte modo:
boot: MoviX LIST=alt.list
OBSERVAÇÃO: tenha em mente que a nova função de "menu" do mplayer permite a você abrir uma nova lista de execução ( ou mesmo mudar de arquivo) sem ter que reinicializar!
Começando com a v0.8.0pre3 eu iniciei a incluir traduções de alguns poucos documentos. Para obter uma lista completa use "mkmovixiso -h". Para usar as mensagens de boot em uma linguagem diferente do inglês, use a opção "-Lang <lang>" do mkmovixiso. ( mais detalhes com "mkmovixiso -h" )
A partir da versão v0.6pre2 a mini distro movix contém os seguintes pacotes de fontes do mplayer: checo, cirilico, grego, hebrew, polonês, russo e turco. Todos estes pacotes suportam caracteres latinos ( iso-8859-1 ) mais seus próprios caracteres específicos.
Por padrão, o pacote polonês é adicionado à imagem ISO. Para não ter nenhuma fonte instalada ( caso você não tenha/use legendas ) adicione a opção "-noSub" ao comando "mkmovixiso". Veja em "mkmovixiso -h" como setar uma linguagem diferente. Em geral, você escreverá algo como:
mkmovixiso -a filename -t "Meu Título" -sub=greek -o /tmp/movix.iso
Todos os pacotes de fontes foram extraídos de ftp://ftp.mplayerhq.hu/mplayer/contrib/fonts exceto pelas fontes polonesas ( enviadas por Krzysztof Kajkowski )e hebraicas ( enviadas por Pavel Bibergal ).
Para propósitos de depuração, após uma excelente sugestão de José M. Fandinho, eu adicionei ao eMoviX um script que colocará num disquete a seguinte informação:
Para executar o script, apenas coloque um disquete vazio no floppy e escreva "debug" e dê ENTER.
Para recuperar a informação salva no disquete, de sua instalação Linux, dê o seguinte comando:
NOTA: NÃO FUNCIONA NO WINDOWS, TEM QUE SER NO LINUX.
sed -n "1,/MOVIX_MARK/p" /dev/fd0 >bugreport.txt
Muito obrigado ao José por este excelente truque!
CONFIGURAÇÃO DO KERNEL E MPLAYER
Você encontrará os arquivos de configuração para o atual mplayer eMoviX e vmlinuz no diretório "config" deste pacote.
Eu quero agradecer aos grandes caras de www.scriptmanent.it por terem feito o logotipo para o projeto eMoviX. Eu também quero agradecer meu amigo Andrea Assorgia por todos seus encorajamentos e bons conselhos sobre como fazer o eMoviX e por atualmente ter sugerido o nome do projeto. Agradecimentos especiais vão para meu irmão Vincenzo que me comprou um gravador de CDs muito rápido, o que acelerou bastante o desenvolvimento deste pacote! :-)